segunda-feira, 16 de março de 2015

Acção de Sensibilização "Segurança na Adolescência"

Acção de Sensibilização "Segurança na Adolescência"

Na passada Sexta-Feira, 27/2/2015, perante uma plateia cheia de pais e encarregados de educação, os Agentes Remelhe e Carlos Araújo, da Equipa do "Programa Escola Segura" da PSP da Póvoa de Varzim, desenvolveram uma dinâmica acção de sensibilização
sobre os principais problemas de que podem colocar em causa a segurança dos nossos adolescentes.

Depois de uma reflexão sobre características comportamentais típicas desta etapa de transição do desenvolvimento humano, foram abordados 3 tópicos fundamentais:
- Os perigos da Internet, em particular, os resultantes da demasiada exposição de dados pessoais e do próprio adolescente em redes sociais, sujeitando-se, por ex., a fenómenos de predação sexual ou cyberbulling, muito comuns actualmente.
- O consumo generalizado, e excessivo, de bebidas alcoólicas espirituosas em idades cada vez mais precoces, associada a uma vida noturna iniciada também mais cedo, muitas vezes sem o devido acompanhamento dos pais.
- O consumo de drogas, muitas vezes iniciada de forma "infantil" sob pressão do grupo por puro experimentalismo, com drogas mais leves, mas que pode acabar no consumo de heroína. Foi sublinhado um dado estatístico, segundo o qual, quem se inicia na droga, experimenta primeiro o tabaco.

Em função destes factos e alertas, foram deixados diversos aconselhamentos aos pais entre os quais se podem salientar os seguintes:

1 - Acompanhar de perto a evolução das crianças, mantendo uma comunicação diária fértil, criando laços e referências que estruturem as suas personalidades;
2 - Alertar, em família, para estes perigos;
3- Os pais devem fazer um esforço para aprender e acompanhar  técnicas informáticas mínimas, que lhes permitam monitorizar o uso da internet pelos filhos;
4 - Avaliar os grupos de relacionamento dos filhos, retirando-os de companhias prejudiciais, normalmente conhecidas da comunidade escolar. Neste aspecto, uma relação próxima entre encarregados de educação, a associação de pais e a direcção da escola pode trazer grandes benefícios.

Foi agradável para os encarregados de educação presentes saberem que existe uma grande coordenação entre a Direcção da escola e a P.S.P., que a presença dos agentes da "Escola Segura" é bem vista pelos alunos, e que, o ambiente escolar desta área de intervenção  com 24 escolas e mais de 8000 alunos é seguro e não apresenta problemas de maior. 



Sem comentários:

Enviar um comentário